Formação em Astrologia Integrada

 

 Programa dirigido a quem pretenda aprender Astrologia, seja a um nível introdutório ou avançado. Organizado em módulos práticos presenciais e online destinado especialmente a profissionais de áreas empresariais, educacionais e terapêuticas.


CEIA-ESPACO-MAISCURTO-PT

 FORMAÇÃO:

Cada conjunto de cerca de 4 módulos (no total, equivalentes a cerca de 72 h presenciais ou 24 h online) corresponde a um patamar de conclusão: Iniciado, Avançado ou Profissional.

Para ingresso no nível 1, é aconselhável que o indivíduo tenha um nível mínimo de escolaridade equivalente ao 12º ano do ensino português ou 3ª série (ou 4ª série – ensino técnico) do ensino secundário brasileiro. O ingresso direto nos níveis seguintes, para estudantes externos, só será possível mediante apresentação de currículo académico na área, realização de entrevistas e/ou de exames de equivalência.

A formação privilegia uma abordagem prática, moderna, humanística e psicológica, na linha ideológica de Dane Rudhyar. Os níveis avançados integram as componentes históricas e tradicionais, bem como a preparação para uma via profissional.

A graduação, em cada um dos níveis, é uma mais-valia considerável para profissionais de áreas sociais e organizacionais atendendo ao reconhecimento crescente da Astrologia na sociedade.

A Formação do CEIA foi criada por João Medeiros em 2008 e integra as vertentes sistémica e audiovisual desde o início, assumindo o seu papel inovador neste domínio.

Desde 2017, após um crescimento sustentado e com excelentes resultados, a formação reestruturou-se por forma a contemplar uma maior integração entre os cursos presenciais e o formato online, possibilitando que mais alunos possam aprender à distância com qualidade e também noutras línguas.

A conclusão final da formação, com avaliações positivas, confere direito ao Diploma Internacional em Astrologia Integrada designado como IDEA – International Diploma in Earth-centered Astrology.

OBJECTIVOS:

Os objectivos gerais da Formação Dinâmica do CEIA são:

Desenvolvimento de: auto-consciência; inteligência emocional e espiritual; capacidade de relacionamento pessoal e profissional; interpretação geral e temática de um mapa astrológico; visão holística da existência; abstracção intelectual e intuição.

Aquisição de técnicas de: análise psicológica; retrato vocacional; estudo biográfico; diagnóstico de saúde; calendarização; previsão; interpretação sociológica; orientação pessoal e relacional; análise multidisciplinar.

Preparação para uma via profissional de investigação e de aconselhamento psicológico, em especial, nas vertentes afectiva, relacional, circunstancial, vocacional e existencial.

DESTINATÁRIOS:

Os destinatários da formação do CEIA pertencem aos mais diversos sectores profissionais, uma vez que a própria natureza da Astrologia é multi-disciplinar. No entanto, é recomendado que tenham uma forte capacidade de auto-motivação, disciplina de aprendizagem e verticalidade ética.

Esta formação é particularmente recomendada para profissionais de áreas em que o relacionamento humano diário é fundamental como por exemplo nos sectores: empresarial; de gestão; educação; formação; saúde; áreas terapêuticas; entre outros.


FORMACAO-CICLO-CEIAPara conhecer os detalhes completos da Formação em Astrologia Integrada faça download do documento integral AQUI ou leia a informação abaixo.

  • NÍVEIS

    Cada módulo presencial, em média, tem duração de cerca de 18 horas e é dado em regime intensivo, normalmente, incluindo os horários de sexta-feira pós-laboral e fim-de-semana, dia inteiro. O correspondente online tem cerca de 6 horas de duração, uma vez que não inclui exercícios de grupo e vivenciais.

    Não é necessária avaliação prévia para frequência de qualquer dos módulos. Os alunos poderão frequentar os módulos que pretenderem, para benefício pessoal e autoconhecimento, para além do conhecimento técnico que adquirirem. Apenas se pretenderem um diploma oficial, de conclusão e validação de conhecimentos, deverão passar por avaliações e provas.

    Os Níveis 1 a 4 constituem a base para uma interpretação consistente de um mapa astrológico e correspondem ao Grau de Iniciado. Estes módulos são os únicos que requerem uma participação sequencial. Os módulos seguintes, em geral, podem ser frequentados isoladamente ou com alteração de ordem, já que não requerem precedência uns dos outros.

    O Nível 1 é introdutório e resume uma visão geral integrada do mapa astrológico. Os níveis seguintes são um aprofundamento destes conceitos e suas interpretações multidimensionais, acrescentando temáticas mais específicas e práticas. Recomenda-se a conclusão do nível 4, como base integrada para o começo do aconselhamento.

    Para conclusão do Grau de Profissional (ou IDEA), para além do preenchimento dos critérios de avaliação, o aluno deverá frequentar o equivalente a 12 módulos intensivos (cerca de 210 horas de formação presencial ou 70 h online – ambos correspondentes a 360 créditos).

    Na mais imediata das situações, um aluno poderia cumprir a parte letiva da formação durante um ano, se fizesse um módulo intensivo por mês. Porém, na prática, é desejável algum tempo de digestão, leitura e prática entre cada módulo.

    Assim, o normal é que um aluno que queira completar o Grau de Profissional consiga fazê-lo entre dois a três anos, caso revele aptidões para tal.

    Cada módulo corresponde a cerca de 30 créditos ou graus de formação. A conclusão de 12 módulos intensivos é simbolicamente equivalente a 360º de formação, ou seja, um círculo do Zodíaco.

    .

  • CERTIFICAÇÃO

    Na conclusão de cada Grau (um conjunto de 4 Níveis ou 120 créditos), caso as avaliações sejam cumpridas, será atribuído um Diploma, que sinaliza o acesso a determinado tipo de conhecimentos, técnicas e práticas com aproveitamento positivo.

    Os critérios gerais de avaliação são essencialmente qualitativos. Em todos os níveis, a assiduidade e a participação são premissas fundamentais no percurso formativo. Para cada grau são definidos critérios adicionais e específicos de avaliação tais como exercícios práticos e propostas de investigação.

    O Grau de Iniciado tem como finalidade transmitir os conceitos fundamentais da Astrologia numa vertente prática e reúne as ferramentas essenciais para uma interpretação integrada. A Certificação neste grau valida o acesso a informação de grande utilidade para o autoconhecimento e para a consciência relacional.

    Para os que queiram obter o Diploma de Iniciado, para além das aulas (120 créditos), devem preencher os seguintes critérios:

    – realização de exame (oral ou escrito);

    – apresentação de um projeto de investigação;

    – realização de artigo sobre o projeto (para disponibilidade online).

    O Grau de Avançado possibilita o aprofundamento técnico e teórico da linguagem astrológica, bem como a preparação para a prática de aconselhamento, num processo simultâneo de autoconsciência. É uma integração de conhecimentos que requer um compromisso maior de estudo e de responsabilidade pessoal de evolução.

    Para Diploma de Avançado, para além das aulas (240 créditos ou cerca de 8 módulos desde o início da formação), o aluno deve preencher os seguintes critérios:

    -realização de testes;

    -realização de exame (oral ou escrito);

    – apresentação de um projeto de investigação;

    – realização de artigo sobre o projeto (para disponibilidade online);

    – realização de um artigo biográfico (para disponibilidade online);

    – realização de 10 sessões de treino de interpretação astrológica a voluntários (TOPA – Treino de Orientação Planetária para a Autoconsciência) supervisionadas.

    O Grau de Profissional (ou IDEA) tem como objetivo formar profissionais habilitados à prática da Astrologia nas vertentes de aconselhamento, formação e investigação, nos múltiplos domínios que esta ciência milenar oferece: Horário, Natal e Mundano. Esta vertente de Certificação implica uma dedicação a todos os níveis muito séria, responsável e intensiva.

    Para Diploma de Profissional (Presencial), para além das aulas (360 créditos ou cerca de 12 módulos intensivos desde o início da formação), o aluno deve preencher os seguintes critérios: – realização de testes;

    – realização de exame (oral ou escrito);

    – apresentação de um projeto de investigação (disponível online, em formato vídeo);

    – realização de ebook sobre o projeto de investigação (para disponibilidade online);

    – realização de 100 sessões de treino (TOPA) supervisionadas;

    – resumo de 3 livros de Astrologia (1 clássico; 1 moderno; 1 à escolha).

    Serão sinalizadas também práticas pessoais (de terapia ou limpeza energética) que o profissional deve idealmente cumprir como paciente para obter esta certificação, onde se incluem sessões de psicoterapia, de coaching e de educação alimentar.

    O CEIA reserva-se o direito de ir atualizando os critérios de avaliação, particularmente, em relação ao formato online da formação de Astrologia.

    Embora com conteúdos técnicos equivalentes a formação presencial comporta uma experiência de grupo e de autoconhecimento muito intensa que é praticamente impossível replicar online e daí que os diplomas conseguidos por via online ou por via presencial tenham uma designação diferente.

    Isto não invalida que algumas das matérias mais técnicas podem ser dadas apenas em formato online, em particular, para as formações mais avançadas.

    Para que tenha direito ao certificado presencial da Formação Profissional (IDEA) o aluno deve cumprir pelo menos 240 créditos presenciais podendo cumprir os restantes 120 créditos em modo online.

    Os diferentes certificados atribuídos são os seguintes:

    (Grau de Iniciado)

    – Diploma de Conclusão – Grau de Iniciado – Formação Dinâmica em Astrologia

    – Diploma de Conclusão – Grau de Iniciado – Formação Online em Astrologia

    (Grau de Avançado)

    – Diploma de Conclusão – Grau de Avançado – Formação Dinâmica em Astrologia Integrada

    – Diploma de Conclusão – Grau de Avançado – Formação Online em Astrologia Integrada

    (Grau de Profissional)

    – Conclusão do Grau de Profissional da Formação Dinâmica em Astrologia Integrada  – Diploma Internacional em Astrologia Integrada –  International Diploma in Earth-centered Astrology (IDEA)

    – Grau de Profissional da Formação Online em Astrologia Integrada  – Diploma Internacional Online em Astrologia Integrada – International Diploma in Earth-centered Astrology – Online (IDEA – Online)

    Para cada módulo, para qualquer das vias (online ou presencial) poderão ser emitidos certificados eletrónicos de frequência das respetivas aulas (os créditos obtidos) ainda que isso não comporte a validação de assimilação do conhecimento transmitido.

  • MATERIAL DE APOIO

    Ao longo dos diversos módulos serão distribuídos apontamentos e tabelas de apoio, que servirão como importante suporte das aulas e dos exercícios. Sempre que um aluno adquirir um módulo presencial irá receber gratuitamente o mesmo módulo em formato online, caso já esteja disponível.

    O contrário não se aplica, ou seja, caso um aluno compre um módulo online não terá direito ao seu correspondente presencial, a não ser que o adquira.

    Será também recomendada a compra de livros importantes, conforme a graduação em causa e os conteúdos dados. Em média, por cada módulo, serão recomendados cerca de 3 a 4 livros de compra opcional.

    É importante que os alunos tenham facilidade de uso de computador e acesso à Internet, uma vez que a principal ferramenta de cálculo de mapas astrológicos, na formação de Iniciado (níveis 1 a 4) é o software gratuito disponível no web-site: www.astro.com. Para as formações avançadas é recomendado o software Solar Fire V9.

  • PROGRAMA

    Os seguintes programas/módulos serão atualizados sempre que necessário, e novos módulos temáticos poderão surgir ao longo dos anos, cujos créditos irão contar para a conclusão do programa final.

    Nível 1 – Introdução  – 18h presencial ou 6h online – 30 créditos

    Nível 2 – Integração – 18h presencial ou 6h online – 30 créditos

    Nível 3 – Tempos – 18h presencial ou 6h online – 30 créditos

    Nível 4 – Psicologia – 18h presencial ou 6h online – 30 créditos

    LUN – Lunações (ex-N5) – 18h presencial ou 6h online – 30 créditos

    SAU – Saúde (ex-N6) – 18h presencial ou 6h online – 30 créditos

    GRA – Graus (ex-N7) – 18h presencial ou 6h online – 30 créditos

    AGE – Astrogenealogia (ex-N8) – 18h presencial ou 6h online – 30 créditos

    ELE –  Eletiva (ex-N9a) – 6h presencial ou 2h online – 10 créditos

    MUN – Mundana (ex-N9b) – 12 h presencial ou 4h online – 20 créditos

    HOR1 – Horária 1 (ex-N9c) – 18h presencial ou 6h online – 30 créditos

    HOR2 – Horária 2 – 18h presencial ou 6h online – 30 créditos

    AKI – Kármica – 15h presencial ou 4 h online – 24 créditos

    ODS – Direções  – 7 ½ h presencial ou 2h online – 12 créditos

    COA – Coaching – 15 h presencial ou 4h online – 24 créditos

    HIS – História – 3 h presencial ou 1h online – 10 créditos

    Workshops abertos ao público em geral, terapêuticos e/ou práticos (cuja matéria teórica consta dos módulos anteriores) e que integram outras metodologias não astrológicas:

    TOP – Profissional – 15 h presencial – 10 créditos

    SAS – Sistémica – 7 1/2 h presencial – 4 créditos

    4DIAS – Detox – 36 h presencial – 10 créditos

    HIP – Hipnose –  4 h presencial – 2 créditos

     

    Nível 1Introdução  (30 créditos – 18h presenciais – 6h online)

    – O ciclo diário: o Ascendente, os Ângulos e as 12 Casas

    – O ciclo anual: os Elementos, os Modos e os 12 Signos

    – Os Luminares: o Sol, a Lua e os Nodos Lunares

    – Os planetas Clássicos: Mercúrio, Vénus, Marte, Júpiter e Saturno

    – Os planetas modernos

    – Introdução às relações angulares e disposições

    – Interpretação

     

    Nível 2 – Integração  (30 créditos- 18h presenciais – 6h online)

    – Relações angulares: Aspetos

    – Regentes e Dispositores

    – Dignidades e Debilidades

    – Enquadramentos

    – Planetas, signos e casas dominantes

    – Guião sistematizado de interpretação

    – Interpretação

     

    Nível 3 – Tempos  (30 créditos- 18h presenciais – 6h online)

    – O Ciclo de Vida

    – Idades dos Planetas

    – Idades das Casas

    – Introdução aos Trânsitos

    – Introdução às Direções simbólicas

    – Prática de Interpretação Integrada

     

    Nível 4 – Psicologia  (30 créditos- 18h presenciais – ou 6h online)

    – Prática de Interpretação: Lua, Saturno e Aspetos

    – O Comportamento: planetas nos signos e casas

    – As Dignidades e a Integração dos Aspetos

    – Padrões Afetivos e Relacionais: o Amor

    – Padrões Vocacionais e Profissionais: o Trabalho

    – Psicologia, Ética e Aconselhamento

    – Prática Integrada de Interpretação

     

    Workshops/ Módulos Independentes:

    LUN – Lunações  (30 créditos – 18h presenciais –  6h online) * Antigo Nível 5

    – O Ciclo de Lunação: Desenvolvimento do Eu

    – Lua Negra, Lunação Pré-Natal e Eclipse Pré-Natal

    – Partes Arábicas, Antíscia e Quíron

    – As Progressões Secundárias e o Ciclo da Lua

    – Os Planetas Retrógrados

    – Os Eclipses na Prática

    – Introdução aos Retornos Solares e Planetários

     

    SAU – Saúde (30 créditos – 18h presenciais – 6h online) * Antigo Nível 6

    – Psicologia Transpessoal e os Níveis de Interpretação do Mapa Natal

    – O Nascimento, Contextos Familiares e Missão de Consciência

    – A Trindade Humana e os Signos

    – Astrologia da Saúde

    – Indicadores de Vitalidade e Longevidade, na ótica clássica

    – Centros Energéticos e a Consciência

    – O Encaminhamento Terapêutico e a Consulta

     

    GRA – Graus  (30 créditos – 18h presenciais – 6h online) * Antigo Nível 7

    – Os Planetas por Signo, Casa, Aspeto (padrões típicos)

    – As Dignidades Clássicas e as Dignidades Modernas

    – O Relevo dos Signos: Estrelas Fixas, Termos e Decanatos

    – O Simbolismo dos Graus do Zodíaco

    – Princípios de Astro-localização

    – Prática de Utilização do Software Solar Fire

    – A Carreira de Astrólogo: Serviços, Finanças e Marketing

     

    AGE– Astrogenealogia (30 créditos- 18h presenciais – 6h online)* Ex-Nível 8

    – A Família, pelos Elementos e Signos

    – A Família, pelas Casas Derivadas e Planetas

    – As Leis das Constelações Familiares

    – Prática de Constelações Familiares

    – A Cosmogénese na Mitologia Clássica

    – Deuses Principais, Secundários e os Planetas

    – A Genealogia Mitológica

    ELE – Eletiva (6 créditos- 6h presenciais –  2 h online)  * Antigo N9a

    – Objetivos, Ética, Praticabilidade e Princípios

    – Trânsitos Natais e Propósito Electivo

    – Os Planetas Retrógrados, nas Eleições

    – Os Planetas Sem Aspectos, nas Eleições

    – O Ciclo de Lunação, nas Eleições

    – Eleições para as mais variadas ações, profissionais ou pessoais

    – Eleições para Amuletos e Magia Astrológica

     

    MUN – Mundana (20 créditos- 12h presenciais –  4 h online)  *Antigo N9b

    – Objetivos, os Grandes Ciclos, as Eras e as Estrelas Fixas

    – Os 4 Elementos, as Regiões/ Raças, Signos e Mapas dos Países

    – Os Ciclos das Dinastias e o Ciclo Cabalístico

    – Os Ciclos de Júpiter-Saturno: Mestres do Tempo

    – Os Mapas dos Eclipses, de Ingressos e de Estações

    – Os Ciclos dos Transpessoais, Cometas e outros fenómenos

    – Exemplos em  detalhe: 11 de Setembro, Tsunami e Portugal

     

    HOR1 – Horária 1 (30 créditos- 18h presenciais –  6 h online)  *Antigo N9c

    – Definição, Objetivos e Funcionamento

    – Casas, Signos, Planetas e Estrelas na Horária

    – As Dignidades e Aflições Essenciais

    – As Dignidades e Aflições Acidentais

    – As Receções e os Aspetos na Horária

    – Perguntas de Amor, Trabalho e Objetos Desaparecidos

    – Tempo de Manifestação dos Eventos

     

    HOR2 – Horária 2 (30 créditos- 18h presenciais –  6 h online)  *Antigo N9c

    – Estilo Pessoal, Ética e Intuição

    – Perfeição Imperfeita: Translação e Coleção de Luz

    – Partes Arábicas e Dignidades (revisão)

    – Livre-Arbítrio e Perguntas sobre Escolhas / Decisões

    – Perguntas de Saúde e de Natalidade

    – Perguntas de Julgamentos, de Competições e de Imobiliário

    – Casos de Estudo Diversos

     

    AKI – Kármica (24 créditos– 15h presenciais – ou 4h online)

    – Karma, Reencarnação, Ciclicidade e Consciência

    – Os 12 Signos e os Padrões kármicos

    – As 12 Casas, na Visão Kármica

    – Os Planetas e Nodos: Padrões kármicos

    – Os Aspetos, na Visão Kármica

    – Épocas, Regiões e a Cronologia das Vidas

    – Abordagens Transpessoais Complementares

     

    ODS – Direções (12 créditos– 7 ½ h presenciais – ou 2h online)

    – Princípios,  Lógica e Prática das Direções Simbólicas

    – Tempos/ Oportunidades de Mudanças Profissionais e Materiais

    – Tempos/ Oportunidade de Mudanças Amorosas e de Relacionamento

    – Tempos/ Oportunidades de Mudanças de Consciência e Saúde

    – Tempos / Oportunidades de Filhos e Mudanças Familiares

    – Prática de Retificação Horária

     

    HIS – História (10 créditos– 3 1/2 h presenciais – ou 1h1/2  online)

    – Fases da História da Astrologia

    – Principais Autores e Obras

    – Os Legados de Ptolomeu, Lilly e Rudhyar

    – Integração de Abordagens Clássicas e Modernas

     

    COA – Coaching (24 créditos– 15 h presenciais – ou 4h online)

    – Diferenças e Complementaridades entre Astrologia e Coaching

    – A Roda Astrológica, os Signos e o Método ROSA

    – Temas, Objetivos e Ações para realizar os 12 Signos

    – Temas, Objetivos e Ações para realizar as 12 Casas

    – Temas, Objetivos e Ações para Integração dos Aspetos

    – Calendarização de Ações com Astrologia e Coaching

     

    O programa concreto dos restantes módulos e workshops será atualizado no website www.ceia-astrologia.com.

  • BIBLIOGRAFIA

    Para a bibliografia da FDA, consultar a nossa Biblioteca, em particular, a secção de Livros Recomendados.