Workshop HOR1 – ASTROLOGIA HORÁRIA 1

(agora também disponível em formato ONLINE)

hor1-final

 

O objetivo deste workshop é familiarizar o aluno com os aspetos mais básicos do funcionamento da Astrologia Horária e das suas dinâmicas. No fim do módulo, o aluno será capaz de abordar mapas astrológicos horários de certos temas de uma forma relativamente proficiente. Além disso, aprenderá a identificar os principais atores nos mapas horários e a fazer previsões básicas sobre o resultado de perguntas que lhe façam ou que coloque a si próprio.


imagem-086

 

Contexto:

A Astrologia Horária é um ramo divinatório da Astrologia e é a forma mais antiga conhecida de Astrologia. Tem um enfoque um pouco mais preditivo do que as formas mais praticadas da Astrologia hoje em dia, no entanto é uma ferramenta poderosa para orientar e aconselhar caminhos e atitudes a qualquer pessoa.

Uma das grandes vantagens da Astrologia Horária é que não depende da hora de nascimento da pessoa, mas sim da hora a que a pergunta é colocada. Assim, mesmo que alguém não tenha acesso à sua hora de nascimento pode continuar a beneficiar de aconselhamento astrológico.

Serão utilizadas técnicas tanto expositivas como dinâmicas, e poderão ser incluídas constelações sistémicas na formação. Este nível serve como iniciação para a continuação do estudo de Horária em níveis seguintes.

 

Bibliografia:

Apesar de todos os livros que se seguem serem importantes para a aprendizagem da Astrologia Horária, o único de leitura fundamental para este curso é o The Horary Textbook do John Frawley, já existente em tradução portuguesa disponível para compra aqui: https://www.bookdepository.com/Manual-de-Astrologia-Horaria—Edicao-Revista/9788394000301

Aconselha-se também que os alunos tenham uma noção mais ou menos básica do funcionamento de um mapa astrológico. Assim, apesar de não tratar diretamente de Astrologia Horária, aconselha-se a que tenham pelo menos lido A Carta de João Medeiros.

Horary Astrology, The Art of Astrological Divination  Derek Appelby

Horary Astrology Rediscovered– Olivia Barclay

The Moment of Astrology– Geoffrey Cornelius

Horary Astrology Re-examined – Barbara Dunn

The Real Astrology– John Frawley

The Horary Textbook (Revised Edition)– John Frawley

Introducing Horary, Deborah Houlding- Disponível em http://www.skyscript.co.uk/horary_intro.html

Christian Astrology– William Lilly

Tratado das Esferas– Luís Ribeiro & Helena Avelar

Programas utilizados:

Será suficiente a utilização de um programa de Astrologia gratuito como o Astro.com ou o Astrowin.org. No entanto é importante que se mude o sistema de casa nas definições de Placidus para Regiomontanus.

 

Programa:

1. O que é a Astrologia Horária

2. Objetivos e Vantagens da Prática de Horária

3. Como Funciona o Mapa Horário

4. As Casas na Horária

5. Os Signos na Horária

6. Os Planetas na Horária

7. As Dignidades e Aflições Essenciais

8. As Dignidades e Aflições Acidentais

9. As Receções

10. Os Aspetos na Horária

11. Como abordar um mapa

12. Perguntas sobre amor

13. Perguntas sobre trabalho

14. Perguntas sobre objetos desaparecidos

15. Outras Perguntas

16. Tempo

 

Pré-requisitos:

12º. Ano.

Noção básica do funcionamento da carta astrológica- o que são signos, casas, planetas (equivalente ao Nível 1 da Formação  Dinâmica de Astrologia – idealmente equivalentes ao Nível 2, onde se incluem os Aspetos).

 

Descrição:

Durante as aulas serão discutidas as diferenças principais na abordagem e interpretação de mapas natais e mapas horários. Serão explicadas as principais técnicas de previsão da Astrologia Horária e os principais atores do mapa horário nomeadamente o papel dos signos, planetas, casas e aspetos que pode, em muitas situações, ser diferente do papel na Astrologia Natal Psicológica.

Além disto, serão explorados aspetos técnicos que muitas vezes têm um papel mais secundário na Astrologia Natal Psicológica nomeadamente, as dignidades e debilidades mais clássicas, as translações de luz outras receções como significadoras de relações psicológicas ou de poder.

No final do curso serão discutidos alguns tipos clássicos de perguntas e como é possível, nesse caso particular, chegar a conclusões bastante fiáveis sobre a situação. Durante o curso todo o material teórico será ilustrado com casos práticos e reais de mapas horários.

 

Nota: o curso presencial confere acesso à gravação da versão online, cujas aulas começam a 22 de Outubro. | Créditos para a Formação em Astrologia Integrada: 30 créditos


 

Próxima Edição: 19 a 21 de Outubro de 2018 | Horários: Sexta, dia 19, das 19h30 às 23h; Sábado e Domingo, dias 20 e 21, das 9h30  às 18h30 | Local: Lisboa – Casa do Ser (ao Cmp. Pequeno) * passível de alteração)  | Coordenador: João Medeiros  | Formador: Simão Cortês


 Valores:  109 Eur | desconto adicional 15 % sócios ASPAS 2018 | Nota: o curso presencial confere acesso à gravação da versão online, cujas aulas começam a 22 de Outubro e é composto por cerca de 7h de aulas

Desistências: uma vez que os lugares são limitados, após 1 de Outubro, não será possível reembolso | As inscrições só serão consideradas definitivas após pagamento| Inscrição/ pagamento: deve ser feito para o PT50 0035 0824 00695005030 92 (Simão Cortês), e em seguida preencher a ficha no botão em baixo que diz ‘InscriçãoFinal’