(Constelações Organizacionais e Familiares para Resoluções Estratégicas) Estas sessões têm objetivos de orientação de vida. Serão realizadas Constelações Sistémicas (de formato familiar, organizacional ou astrológico) para compreender e/ou ajudar a resolver questões concretas dos participantes, sejam pessoais, profissionais ou outras.  Serão apoiadas com o mapa astrológico dos participantes. Não são necessários conhecimentos prévios das metodologias aplicadas.


 

MÉTODO:

Nestas sessões, será aplicada a metodologia inovadora das Constelações Sistémicas, em prol da resolução estratégica das questões dos participantes. O mapa astrológico poderá ser visionado para melhor poder focar quais os fatores determinantes na questão colocada.

 

A metodologia das Constelações Sistémicas está na vanguarda da Psicologia e é um processo baseado em movimentos, posicionamentos, expressões físicas e verbais, micro-expressões e sensações dos representantes da questão em causa, de forma puramente intuitiva, não julgativa e não opinativa.

No limite, os representantes escolhidos da audiência poderão nem saber quais as variáveis que estão a representar, para potenciar a eficácia do processo.

A Constelação é um processo de diagnóstico sobre as causas verdadeiras de determinados problemas (sejam profissionais, materiais, familiares ou relacionais), abrindo caminhos para o alívio das mesmas e para a sua resolução estratégica, através de tomadas de consciência, verbalizações, reconhecimentos e reposicionamentos.

Baseia-se na experiência do terapeuta e psicólogo Bert Hellinger, que ao longo de 40 anos explorou as leis do inconsciente pessoal e familiar com esta metodologia prática, direta e intuitiva.

No caso de questões estritamente profissionais ou de gestão de negócio, podem ser testadas estratégias e opções com bastante eficácia, sem necessidade de se conhecer dinâmicas familiares em mais detalhe.

 

PROGRAMA:

Numa roda de cadeiras, após breves apresentações dos temas, serão escolhidos participantes que tenham desafios pessoais e que queiram beneficiar mais directamente com a experiência absolutamente única de vivência das suas questões de forma sistémica.

Seguir-se-á uma breve entrevista com o facilitador para melhor identificar a situação com o participante escolhido. O facilitador poderá nessa altura consultar o mapa astrológico do participante para obter mais dados relevantes. Avaliará, então, se estão reunidas as condições para se avançar para um processo de constelações ou se este será necessário.

Depois deste contexto e da decisão, caso se realize a Constelação, serão escolhidos participantes que representarão fatores importantes do tema colocado (seja o “Eu”, “os clientes”, “a empresa”, por exemplo – se for uma questão de âmbito profissional, ou o “Pai”, a “Mãe”, o “irmão”, entre outros – se for uma questão de âmbito pessoal, ou os “Talentos”, os “Obstáculos”, a “Realização” – se for uma questão de âmbito existencial ou genérico).

A identificação das variáveis caberá ao facilitador e dependerá do contexto apresentado durante a entrevista. Após esta definição, o participante colocará os respetivos representantes no espaço livre da sala e a partir daí desenrolar-se-ão diagnósticos, reposicionamentos e verbalizações de resolução, sejam espontâneas ou orientadas.

O objetivo é que o processo consiga clarificar ou mesmo sanar as diversas questões: sejam profissionais, pessoais, familiares ou existenciais. Por vezes, o diagnóstico revela uma visão completamente diferente da questão, mostrando informações escondidas (como segredos familiares, por exemplo) cujo reconhecimento pode aliviar, equilibrar ou resolver o problema original.

Após cada Constelação poderá haver lugar a um curto intervalo para diluição da energia acumulada e preparação para um novo tema, de outro participante. Cada Constelação pode demorar entre 10 minutos a 1h30 a desenrolar-se, dependendo da complexidade do tema e dos objetivos.

DESTINATÁRIOS:

Estas sessões estão abertas a qualquer pessoa que sinta interesse pelos temas e que tenha questões suas, de âmbito pessoal ou profissional, que pretenda compreender melhor, possibilitando a sua resolução. Não é necessária qualquer experiência prévia nas metodologias mencionadas.

 

TEMAS:

Os seguintes temas podem ser diagnosticados, explorados, melhorados ou mesmo sanados com as Constelações Sistémicas:

A nível profissional:

–  estratégia e gestão de negócio (como posicionamento de preços, de mercado, de produtos ou relação com o cliente);

-gestão de equipa;

-escolhas de emprego, de trabalho ou de carreira;

-questões financeiras ou de investimento;

-apoio a uma decisão específica;

-questões crónicas de dificuldades profissionais ou financeiras

A nível pessoal:

–  desafios de relacionamento com familiares

-tendências crónicas de desânimo e falta de objetivos

-desafios de relacionamento amoroso

-definição de prioridades

-questões crónicas de saúde

-adições e dependências

-dificuldades escolares

entre outras

 

NOTAS IMPORTANTES:

-Embora sejam explicadas com brevidade os princípios das Constelações Sistémicas (existenciais, profissionais ou pessoais) e mesmo da Astrologia, o objetivo do evento não é a formação em si, no sentido académico, pedagógico ou teórico. Serão encontros de caráter mais prático e focados na resolução das questões concretas dos participantes, através das ferramentas disponíveis.

-O facilitador está em processo de aprendizagem prática na metodologia das Constelações Sistémicas, tendo tido formação formal em Constelações Organizações, frequência em workshops de Constelações Familiares, para além da prática sistémica desde 2009 em formato astrológico e arquetípico.

-Sublinha-se que o workshop é de carácter experimental e que, por vezes, as Constelações Sistémicas podem envolver uma carga emocional muito significativa. A responsabilidade sobre as consequências do evento na vida dos participantes é exclusiva dos mesmos.


 

Data da Próxima Edição: Domingo,  8 de Setembro, das 9h30 às 18h30 | Local: Lisboa – Hotel Príncipe|  Facilitador: João Medeiros 


Valores:    65 Eur (23% IVA incluído) |  para inscrições até 3 Setembro 55 Eur |  pessoas que já foram a anteriores edições aplica-se desconto de 10 %|  Créditos para a formação em Astrologia Integrada: 3 créditos

|   Nota: não é obrigatório que cada participante esteja presente durante todo o evento, podendo mesmo ser mais aconselhável, nalguns casos, que fique dispensado após realizar a sua constelação, se o desejar As inscrições só serão consideradas definitivas após pagamento – para o seguinte IBAN – PT50 0007 0061 0003 4820 0025 4 – deve guardar o talão e apresentá-lo à entrada da sessão, caso seja pedido | Desistências não serão reembolsáveis.

Inscrição

 

Alguns testemunhos de edições anteriores:

Aproveito para te contar que depois daquele fim de semana intenso em constelações muita coisa mudou na minha vida. (…). Temos tido desde então, um relacionamento muito tranquilo em que os meus pais, eu e o meu irmão andamos a organizar o trabalho na empresa para que possamos ter mais qualidade de vida.

Eu já contratei uma pessoa para trabalhar diretamente comigo e andamos à procura de mais um funcionário para trabalhar diretamente com o meu irmão. Tu nem imaginas a mudança de mentalidade que está a acontecer aqui, principalmente da parte do meu irmão ter alguém a trabalhar nas coisas dele , ele que é um agarrado ao trabalho dele, aos seus clientes (..)

Eu pela primeira vez sinto-me integrada na minha família, ou seja, sinto que estou no meu lugar e sou tida em conta. Estou no meu primeiro plano!

As constelações são Poderosas!!!”  Fernanda, contabilista

 

“Tinha problemas sérios de ansiedade e depois de constelar tive uma grande melhoria nos sintomas. Fui sem expectativas e acabou sendo uma excelente experiência. Já quero a próxima.”  Gabriela, Técnica RH
 

As constelações fascinam-me, muito para além da questão terapêutica.

Experienciar o processo de uma constelação é entrar em contacto com a evidência da partilha de um lugar comum a toda a humanidade e constatar a força da herança familiar e genética nas nossas vidas.

É descobrir situações que desconhecíamos estarem por trás de questões psicológicas, emocionais e familiares profundas, para as quais não temos uma explicação consciente, e trabalhá-las num contexto de partilha e confiança, através do reconhecimento, perdão e equilíbrio das leis do amor, da pertença e da hierarquia familiar e observar como, quase por “magia”, elas se diluem e resolvem.

A mim, ajudaram-me a tomar consciência da importância de uma base familiar sólida, a priorizar, no presente momento de vida, a estabilidade financeira que o meu “emprego fixo” me traz e a aceitar a importância que para mim tem a pessoa com quem partilho a vida.

Desde a primeira experiência com o João Medeiros, há pouco mais de um ano, a minha chefia no trabalho foi substituída e entrei num ciclo mais dinâmico e produtivo, encontrei um equilíbrio mais harmonioso com o meu companheiro e casámos recentemente.

Sinto-me abençoada e muito grata pela harmonia que agora existe na minha vida e continuo sempre interessada em participar num COFRE, apenas pelo prazer de emergir na dinâmica das constelações.”    Filipa, Arquiteta

 

“A percepção que tive dos workshops, nas minhas constelações, foi que estes são um retrato fiel do que está a acontecer no momento comigo e com os intervenientes na minha vida, incluindo as suas atitudes e sentimentos. Este conhecimento acerca do sentimento dos outros permitiu-me direccionar as minhas decisões.”   Sandra, Engenheira

 

Da primeira vez que constelei, foi sobre o negócio e o casamento. O negócio está a correr e o casamento passou a divórcio (tal como na constelação).

Na segunda vez acabei por não ser constelada (mas tirei ilações de outras constelações),  era para saber se ia conseguir vender a minha casa (dentro de um prazo que eu tinha estabelecido), aconteceu em 15 dias que era o que me preocupava.”   Susete, Empresária

 

Como representante nas constelações de outros participantes percebi que havia um padrão que se repetia e era semelhante ao da minha família na questão de relacionamentos, em que eu própria sentia bloqueio.

Então, decidi constelar relacionamentos amorosos. De forma incrível o padrão que observava noutras constelações como representante, e que é real no meu contexto familiar, apareceu na minha constelação.

Depois de constelar o tema senti de imediato mais leveza, tudo fez imenso sentido. Tempos depois resolveram-se quezílias familiares antigas (10 anos) aproximando membros da família. Hoje sinto mais abertura para um relacionamento onde sentia-me bloqueada e não avançava.”   Clélia, Coach